Além da pele…entenda mais sobre Psoríase

 

A psoríase é uma condição crônica da pele, não contagiosa, que se caracteriza por manchas róseas ou avermelhadas cobertas por escamas esbranquiçadas. A causa exata ainda não é conhecida, embora haja uma predisposição familiar, não necessariamente transmitida aos descendentes. A doença pode afetar homens e mulheres de todas as idades, apresentando-se desde formas localizadas e discretas até formas severas que afetam uma grande área do corpo. A psoríase pode apresentar períodos de melhora dos sintomas, seguidos por recaídas, associadas a diversos fatores, como traumas físicos, exposição química, queimaduras solares, infecções, uso de certos medicamentos e estresse emocional. As áreas mais frequentemente afetadas incluem o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, podendo haver lesões em ambos os lados do corpo.

Existem vários tipos de psoríase, cada um com sintomas e características específicas. Conheça:

Psoríase Vulgar: Apresenta lesões delimitadas, avermelhadas, de tamanhos variados, cobertas por escamas secas, prateadas ou acinzentadas. Geralmente surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Psoríase Invertida: Caracteriza-se por lesões úmidas que se desenvolvem em áreas de dobras da pele, como couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Psoríase Gutata: Apresenta pequenas lesões em forma de gotas, associadas a processos infecciosos. Essas lesões ocorrem com maior frequência no tronco, braços e coxas, especialmente próximas aos ombros e quadril, sendo mais comuns em crianças e adultos jovens.

Psoríase Eritrodérmica: Nesse tipo, as lesões se espalham por 75% ou mais do corpo.

Psoríase Ungueal: Caracterizada pelo surgimento de depressões puntiformes ou manchas amareladas principalmente nas unhas das mãos.

Psoríase Artropática: Cerca de 8% dos casos de psoríase estão associados a comprometimento das articulações, causando dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou em grandes articulações, como a do joelho.

Psoríase Pustulosa: Nesse tipo, podem surgir lesões com pus nos pés e nas mãos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo.

Psoríase Palmo-Plantar: As lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés.

O tratamento da psoríase visa principalmente reduzir o número e a gravidade das lesões, e a abordagem terapêutica dependerá das características específicas de cada paciente. Podem ser utilizados medicamentos tópicos (aplicados diretamente na pele) ou sistêmicos (ingeridos). Casos leves e moderados (aproximadamente 80% dos casos) podem ser controlados com medicação tópica, hidratação da pele e exposição solar. É fundamental enfatizar que qualquer tratamento deve ser realizado sob estrita orientação médica e com persistência, e em alguns casos, suporte psicológico pode ser necessário para auxiliar o paciente a lidar com o impacto emocional provocado pela doença.

 

Embora a psoríase seja uma condição crônica, um controle adequado pode melhorar os sintomas e reduzir as recaídas.

 

NUTRI DERM – Hidratação Ativa

Formulado com Uréia, óleo de semente de uva (rico em vitamina E), e cera de abelha. Possui ação altamente hidratante, atinge até a 3ª camada da pele, não caindo na corrente sanguínea. O Nutri Derm é um poderoso creme cicatrizante e anti-inflamatório, além de possuir propriedades emolientes e umectantes, apresenta absorção rápida e age por até 12 horas.

* A ureia é um excelente agente hidratante, pois tem a capacidade de atrair e reter a umidade na pele.

Disponível nas versões 30g, 100g e 500g e

 

Nenhum tratamento substitui as orientações médicas, portanto, para conhecer mais sobre condições de pele específicas, procure sempre seu médico.


Comentários

Postagens mais visitadas